Rádio Onda Viva

Emissão Online

Homens do mar sensibilizados para fazer reciclagem

A partir de agora todos os pescadores, armadores e visitantes dos Armazéns de Aprestos de Vila do Conde podem ser elementos ativos e participativos no processo de reciclagem e separação de resíduos. Em parceria com a Câmara Municipal e a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, a Lipor promoveu esta quinta-feira uma ação de sensibilização, que incluiu a colocação de ecopontos e a oferta de equipamentos alusivos aos contentores convencionais: papel/cartão, embalagens de plástico/metal, de vidro e de deposição de lixo, em conjunto com um kit de ecobags. 

O arranque deste projeto contou com a presença de Manuel Postiga, vice-presidente da APMSHM, cujo antigo presidente, o mestre José Festas (falecido em 4 de maio de 2021), foi o grande impulsionador da empreitada que está quase concluída. O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, também participou e, apesar de ainda não existir uma data oficial para a inauguração formal dos Armazéns de Aprestos, expressou o agrado por já existirem atividades a decorrer no espaço que foi construído no lado sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim. No local, esteve também Filipe Carneiro, chefe da divisão de apoio à implementação de projetos operacionais da Lipor, que explicou que este é um processo demorado até conseguir atingir as metas de reciclagem e separação de resíduos que a Lipor pretende, contribuindo para o aumento destas iniciativas no município. 

A par da entrega de sacos coloridos para a divisão dos materiais, representantes da empresa intermunicipal que gere os resíduos no Grande Porto proporcionaram momentos de sensibilização dos passos a seguir para uma reciclagem correta e distribuíram sacos de pano, onde se podiam ler algumas das dicas apresentadas durante a visita. Sendo estes Armazéns dedicados à atividade profissional das comunidades piscatórias foi também preparada informação e sensibilização relativa a resíduos não equiparados a urbanos, ou seja, material piscatório como redes ou apetrechos de pesca, enquadrada na Campanha “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, já em curso pela LIPOR, alertando-se para a necessidade de uma mudança de comportamentos e prevenção do Lixo Marinho.  

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login