Rádio Onda Viva

Emissão Online

Emoção na abertura do Centro Interpretativo da Camisola Poveira

O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim inaugurou esta tarde o Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira. Fê-lo num dia muito especial para a população local dado ser Dia da Imaculada Conceição. Agora, por decisão municipal, esta data passou também a ser o Dia da Camisola Poveira.

Para abrilhantar a efeméride, Aires Pereira convidou a população a sair à rua com aquela peça de artesanato vestida e foi assim que dezenas de pessoas compareceram no Centro Coordenador de Transportes para conhecerem o novo espaço que vai continuar a promover e divulgar esta antiga tradição local, fez questão de realçar o edil, que revelou ainda que em breve se saberão pormenores sobre o acordo com Tory Burch, a estilista americana que reconheceu a utilização abusiva da peça e com isso a ajudou a voltar à ribalta desde março passado. De tal forma que algumas encomendas ainda continuam por responder e por isso ainda há muito trabalho pela frente para quem faz as camisolas da forma tradicional como os antepassados ensinaram, sublinhou Aires Pereira.

Alguns membros do Rancho Poveiro proporcionaram uma pequena atuação que colocou todos a cantar em coro as célebres músicas do grupo folclórico, isto numa cerimónia que teve a surpresa de mostrar aos presentes um belo tapete de Beiriz inspirado na própria Camisola Poveira.
Seguiu-se outro momento muito esperado com a entrega do diplomas às dezenas de alunas que concluíram com sucesso o 1.º Curso Ocupacional de Tempos Livres.

O momento foi também aproveitado para a assinatura de um protocolo entre o Município da Póvoa de Varzim e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), representado pelo diretor Luís Rocha, que avançou que a certificação deste património poveiro está a avançar no processo burocrático e deve ficar concluída no início do próximo ano. Antes, de manhã, o Centro Póvoa Empresas abriu portas para as inscrições presenciais para próximas formações da Camisola Poveira. Várias artesãs também participaram na sessão de apoio à organização dos processos da Carta de UPA – Artesã.

Ao final da tarde, no Cine-Teatro Garrett, foi exibido o documentário “Camisola Poveira”, produzido por Mário Linhares (ONTEM – Histórias Contadas) e realizado pela 7AM Produção Audiovisual. Esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara e pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, financiada pela Litoral Rural no âmbito do Norte 2020.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.


 OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login