Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vila do Conde começa a resolver problemas habitacionais

Em Vila do Conde decorreu a cerimónia de assinatura/homologação do acordo de colaboração no âmbito do Programa “1.º Direito”. Na sessão estiveram o presidente Vítor Costa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Rui Maia, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves e o representante do conselho diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Luís Gonçalves.

Vítor Costa explicou que o acordado visa começar a cobrir de forma realista as necessidades do concelho tanto na habitação social para agregados familiares desfavorecidos como na habitação a custos controlados para os jovens da classe média. O edil destacou ainda o envolvimento do terceiro setor com o acordo entre a Santa Casa e o IHRU, nomeadamente o facto de as primeiras 26 mil habitações a nível nacional terem financiamento a 100 por cento, o que de imediato faz com que a Misericórdia, em terrenos seus, comece em breve a construir algumas habitações.

Pedro Nuno Santos afirmou que as estratégias locais podem ser revistas de 6 em 6 meses e está disponível para trabalhar com o município de Vila do Conde num reforço da parceria. O governante sublinhou também que se o concelho executar rapidamente a sua estratégia e conseguir que as casas estejam nas primeiras 26 mil, estas podem ser pagas a 100 por cento a fundo perdido e “Vila do Conde não teria de gastar 1 cêntimo”. No final da sessão foi feita uma visita ao local da primeira construção, mais precisamente na zona de “Casalinho”, em Vila do Conde, junto à Lapa, terreno esse da Santa Casa.

De salientar que o movimento NAU criticou este acordo, alegando que o documento ainda terá de ser ratificado na assembleia municipal, e em comunicado refere que “há um atropelo dos procedimentos legais, o que muito nos leva a questionar o futuro do Programa que a NAU – Elisa Ferraz, Nós Avançamos Unidos construiu e fez aprovar por todas as entidades competentes”.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login