Rádio Onda Viva

Emissão Online

Jovens da Rocha Peixoto vencem Orçamento Participativo

O projeto XEQUE-BIKE foi o grande vencedor de mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem da Póvoa de Varzim, uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim realizada pelo Pelouro de Juventude em parceria com o Conselho Municipal de Juventude.

Os alunos Pedro Sousa, Luís Santos, Miriam Marques e Lara Moreira, da Escola Rocha Peixoto, são os autores da ideia que reuniu a preferência na votação que decorreu durante uma semana. O quarteto obteve 67 votos de um total de 241 votos. Os vencedores vão agora ter direito a colocar em marcha um projeto que propõe disponibilizar aos jovens oportunidades sustentáveis para o dia a dia: por um lado promovendo a mobilidade através da instalação de um abrigo para bicicletas; por outro lado promovendo as relações interpessoais com a aquisição de equipamentos de xadrez para ar livre e sala. O orçamento para a concretização deste projeto na secundária poveira rondava os 18 mil euros.

À fase final desta iniciativa tinham chegado ainda mais seis projetos (Projeto NEXO; A Sala do Futuro; Rebento Festival; Juventude On; Descodifica o teu Futuro; Aprender a Alcançar) criados por jovens entre os 14 e os 30 anos, com ideias em áreas tão diversas como a tecnologia, a arte, o desporto e a ação social. Quem votou, após registar-se, tinha de ter a mesma idade, assim como residir, estudar ou trabalhar no concelho da Póvoa de Varzim. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.


VianaCar

RECOMENDADAS

Login