Rádio Onda Viva

Emissão Online

Metros novos vão ser assim

A Metro do Porto escolheu este feriado para dar a conhecer o “ design da terceira geração dos veículos” da empresa em que a cor amarela perde predominância para o cinzento e “linhas de grande dinamismo e modernidade”. Revela a Metro que “a definição plástica e cromática dos 18 novos veículos da frota, com os tons mais neutros a tomarem o lugar principal, resultou de um estudo aprofundado. Uma equipa pluridisciplinar da Metro do Porto, integrando arquitectos, especialistas em material circulante, design e operação, trabalhou intensamente ao longo dos últimos onze meses em conjunto com fabricante CRRC e alguns consultores externos no desenvolvimento do design exterior e interior do novo veiculo. O resultado é um veículo totalmente amigável e “sorridente”, mantendo as cores cinzentas e o amarelo, com amplas áreas envidraçadas e acessibilidade total”, lê-se na informação da empresa.

A arquitecta que coordenou a  equipa de design justifica: “A diminuição da expressão do amarelo confere mais dinamismo, suavidade e modernidade, ao passo que as linhas arredondadas trazem-nos uma dimensão de maior velocidade e de mais movimento. Por outro lado, trabalhámos a iluminação frontal e chegámos quase ao desenho um sorriso, que foi possível compatibilizar com as exigências técnicas e regulamentares. Este Metro vai ter uma presença amigável no território, cruzando-se com a vida da cidade”. Os veículos terão sete portas duplas de cada lado e têm sensivelmente os mesmo 35 metros que as composições atuais. Os 18 veículos de metropolitano ligeiro contratados ao fabricante chinês CRRC Tangshan em Janeiro de 2020, representam um investimento de 49,6 milhões de euros, totalmente financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática. No valor acordado inclui-se a manutenção por um período de cinco anos.

As novas composições da frota do Metro começarão a ser entregues já no segundo semestre de 2022. “Ou seja, ainda antes de concluído o alargamento da rede, com a Linha Rosa entre S. Bento e a Casa da Música, e o prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este. A frota do Metro do Porto passará a contar com 120 unidades”,  aponta a mesma publicação.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login