Rádio Onda Viva

Emissão Online

Duas iniciativas de sucesso em Barcelos

É numa edição especial, por vários motivos, que começa hoje, às cinco e meia da tarde, a 38.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que mais uma vez ocupa o Parque da Cidade.

E é especial porque como, diz a Câmara, a entidade organizadora, é preciso não esquecer que este ano “o artesanato e os artesãos de Barcelos,viram registada a marca “Galo de Barcelos”, um dos maiores e mais significativos símbolos do país e da portugalidade, e também para a olaria e o figurado de Barcelos, que passaram a utilizar o registo de marca da União Europeia”.

E são 91 artesãos de Barcelos dos 122 presentes muitos dos quais a trabalhar ao vivo em diversos ofícios como o figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira e bordados

Diariamente, haverá animação de rua e arruadas pelo recinto protagonizadas por grupos de folclore do concelho – logo à noite, por exemplo, com agrupamentos de Gilmonde e de Rio Covo Santa Eugénia - e animação circense, de forma itinerante, e o espaço funcionará à semana entre 17h30 às 22h30, e ao fim de semana abre mais cedo, às três da tarde.

Mas não é só o artesanato a atração desta sexta-feira em Barcelos. É que, por lá está em curso o festival internacional  “Jazz ao Largo” que hoje permite ver, mas sobretudo ouvir, Andy Sheppard, que é – e agora cito o município -  “um dos principais saxofonistas europeus e um dos raros músicos britânicos que tiveram impacto significativo no panorama internacional de jazz”, fim de citação.

Mas não vai estar sozinho- Andy Sheppard convida “três dos mais inovadores instrumentistas portugueses” – Mário Delgado, na guitarra, Hugo Carvalhais, no contrabaixo, e Mário Costa, na bateria, – e todos juntos vão até apresentar o projeto “Costa Oeste”. O concerto começa às 10 da noite no Largo Dr. Martins Lima.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login