Rádio Onda Viva

Emissão Online

Crise no leite: a última novidade do governo

Já lhe demos conta aqui na Onda Viva que a ministra da Agricultura, anunciou na Póvoa de Varzim a criação de uma “subcomissão especifica dedica ao sector do leite e produtos lácteos”. Pois bem no Diário da República aparece despacho de Maria do Céu Antunes em conjunto com o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e que coloca, oficialmente, em andamento a medida revelada no encontro promovido pela Agros, na passada sexta-feira.

Desde logo, fica-se a saber quais são os entidades que vão participar na elaboração de um “um relatório de diagnóstico que permita um melhor conhecimento da realidade e dos constrangimentos deste setor”. E são elas: o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) que preside e coordena; as direções gerais das Atividades Económicas e do Consumidor, as confederações dos Agricultores (CAP) a Nacional de Agricultura (CNA) e das Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI) e, do lado de quem vende, a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e, finalmente, a Federação Agrícola dos Açores e um representante da Região Autónoma.

O tal relatório a concluir até ao final do ano deverá fazer “a análise da situação atual do setor, designadamente da estrutura de custos e de proveitos das diversas fases da cadeia (produção, indústria e retalho) e dos circuitos e fluxos de produtos, bem como proceder à elaboração de propostas de atuação. É isto que está no despacho onde, no introito, os governantes reconhecem que a Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA), criada este ano  identificou “o setor do leite e dos produtos lácteos como um setor particularmente sensível que exige, para um melhor funcionamento, uma abordagem integrada da sua cadeia de valor e uma especial articulação entre os seus diversos intervenientes”, lê-se no Diário da República da passada terça feira.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login