Rádio Onda Viva

Emissão Online

Especialistas debatem peregrinação e Caminhos de Santiago

Começou esta quarta-feira em Vila do Conde o Congresso Internacional do Projeto rurAllure. O evento decorre no Teatro Municipal até sexta-feira e tem como tema principal a “Promoção do Património Cultural e os Museus em Contexto Rural”. Na lista de palestrantes estão figuras ligadas à Cultura, Ciência e Arte da região, como Manuela Ribeiro, do município da Póvoa de Varzim, Laura Castro, da Direção Regional de Cultura do Norte, e Marta Miranda, diretora da Biblioteca Municipal José Régio, de Vila do Conde, entre outros.

Em declarações à Onda Viva, a presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, reforçou a importância deste projeto para o território, demonstrando que “é com muita satisfação que Vila do Conde se vê incluída, pelo potencial enorme que transmite ao concelho atravessado por dois caminhos”. Com este Congresso, as perspetivas para o futuro são imensas, proporcionando um maior “entendimento dos caminhos em diversas áreas, não só religioso, do património, mariano, etc”.

Refira-se que a Câmara Municipal de Vila do Conde é o parceiro português do Projeto rurAllure, onde se pretende “promover a ligação entre o território e os viajantes que, anualmente, o atravessam, seja no cumprimento das rotas de peregrinação europeia, seja na livre circulação por percursos de verdadeira descoberta, potenciando uma experiência em torno do património, e de modo particular do património literário e artístico”.

O coordenador do rurAllure H2020 Project, Martín Lópes Nores, apresentou um dos objetivos principais, a promoção de museus rurais e os seus patrimónios nas proximidades às rotas de peregrinação Europeias. Com a sua intervenção, informou os convidados presentes da necessidade de alargar os trilhos destas rotas, de forma a todos possam beneficiar com o fluxo de pessoas nas rotas de peregrinação próximas, como é o Caminho a Santiago de Compostela.

Os próximos dois dias de Congresso continuarão a promover as viagens pelo território nacional e o património que se eterniza na Literatura e Arte. Nomes sonantes da área, como Eliane Robert Moraes, Fátima Vieira e Antón Lopo, estarão presentes para prestar as suas declarações e contribuir para a promoção do património cultural. O Congresso será encerrado com uma visita orientada pelas Rotas d’Escritas, dando a conhecer o património local ligado à vida de inúmeros artistas e intelectuais do concelho.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login