Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mulher de Vila do Conde é motivo de 'orgulho' para Portugal

Já lhe contámos na Onda Viva que é de Vila do Conde a primeira mulher de sempre a terminar o exigente curso de mergulhadores da Marinha Portuguesa (recorde aqui). Pois ontem foi o dia da primeiro-grumete Adriana Aquino de Oliveira, de 24 anos, receber “o diploma de conclusão do curso bem como os emblemáticos cordões azuis, que simbolizam que pertencem a unidades operacionais dos mergulhadores”, refere a Marinha. A cerimónia realizou-se na Esquadrilha de Subsuperfície e foi presidida pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado. Adriana Oliveira que é licenciada em Ciências do Mar, pela Universidade dos Açores, recebeu os elogios do governante: "Hoje assinalámos mais uma barreira quebrada com a integração da grumete Adriana Oliveira como a primeira mulher a concluir com sucesso este exigente curso. Parabéns. É mais uma pioneira nas Forças Armadas e isso só nos deve encher de orgulho", declarou Gomes Cravinho que acrescentou: "Esperamos que a grumete Adriana Oliveira sirva de inspiração a muitas outras jovens e que, apesar de ser a primeira, não seja a última a seguir este exigente percurso".

A militar elogiou os camaradas e declarou : "Espero servir de inspiração para outras mulheres que pensem que não é possível. As coisas são possíveis quando a gente quer e que pensem sempre que uma mulher consegue fazer tudo o que um homem consegue fazer. De uma maneira diferente sim, não temos a mesma força que um homem possa ter, mas temos outras coisas boas, o que também importa bastante a nível militar, não é só a força bruta, também é preciso ter uma cabeça boa e espero que venham muitas mais".

O curso dura um ano e os mergulhadores da Armadas têm de conseguir atingir 81 metros de profundidade e desativar explosivos debaixo de água.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login