Rádio Onda Viva

Emissão Online

Doença súbita mata médico prestigiado

Esta noite de sábado está a causar consternação na comunidade científica por todo o país e na cidade da Póvoa de Varzim em particular (local onde residiu e estudou) por causa da morte súbita do médico Paulo Miguel Bettencourt Sardinha Pontes Fernando (na imagem), que actualmente coordenava a Unidade de Medicina Interna do Hospital CUF Porto, depois de ter estado uma década como diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de São João, igualmente na cidade invicta. Paulo Bettencourt era também professor catedrático convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Eis a mensagem que divulga, nas redes sociais, João Araújo Correia, presidente da Sociedade portuguesa de Medicina Interna:

”Hoje, 4 de Setembro de 2021, faleceu de morte súbita o Professor Paulo Bettencourt. Esta notícia, tão brutal como inesperada, veio toldar de tristeza este final de Verão. A Medicina Interna Portuguesa está de luto pesado. Perde uma das maiores autoridades em Portugal na área da Insuficiência Cardíaca, de quem todos ainda esperávamos muitíssimo, desde logo no Registo Nacional de Insuficiência Cardíaca, num protocolo entre a SPMI e a SPC, do qual o Professor Paulo Bettencourt tinha sido um dos seus grandes mentores. Percurso académico brilhante, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, assistente Graduado Sénior de MI, Ex- Diretor do serviço de MI do CHUSJ e atual Coordenador de MI do Hospital da CUF-Porto. Publicações nas mais prestigiadas revistas internacionais, incluindo duas como primeiro autor na Circulation O Professor Paulo Bettencourt é um dos fundadores do NEIC da SPMI, sendo o seu Coordenador atual. Ainda em choque, dou esta triste notícia aos associados, sabendo da consternação que a todos ela causará, porque sabemos ter perdido um dos nossos melhores”. Pode ler aqui na íntegra a mensagem acompanhada por uma fotografia do saudoso médico.  

Paulo Bettencourt era um dos filhos do advogado João Pontes Fernando (já falecido), ex-presidente do Varzim e à família enlutada a Onda Viva endereça os sentimentos.

(Esta é uma notícia em atualização)  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login