Rádio Onda Viva

Emissão Online

Para ver na Póvoa de Varzim

A partir deste sábado e até ao final do mês, está patente na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim , a exposição intitulada “Esboços do Corpo” da autoria de Ana Sousa Santos. A Câmara Municipal que faz a divulgação da iniciativa cita a artista plástica naquilo que a mostra reflete:  “o estudo do corpo humano através do seu movimento.Procura pela volumetria e pelo sentimento que a figura humana expressa em diversas posições. Nesta exposição constam modelações de esbocetos de figuras humanas, passadas a gesso; modelações em barro cerâmico e pinturas de vários formatos onde se encontra a mesma expressão plástica utilizada nas esculturas. As pinturas são conjuntos de experiências de gessos sobre telas, onde são utilizados pigmentos naturais tais como café, curcuma e beterraba, e também, pigmentos à base de aguarelas, acrílicos e bioxene”.

De acordo com a informação disponibilizada pela Biblioteca  A artista nasceu a 16 de março de 1994, licenciou-se em Artes Plásticas -  ramo Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2012-2016) - realizou Erasmus em Barcelona (2015), trabalhou com o escultor Bruno Marques da Cunha (2016-2017), atualmente trabalha em projetos pessoais de escultura, desenho e gravura (2018) e é professora de desenho e de modelação no Ponto das Artes, no Porto (2018). Esteve presente nas seguintes exposições individuais (I) e Coletivas (C):(C) 2010, 2011 e 2012 – Exposições de Final de Ano Letivo, Ensino Secundário Escola Secundária José Régio, Vila do Conde
(I) 2013 – Exposição de Pintura, Escultura, Desenho e Vídeo – Espaço IMANcowork, Vila do Conde
(C) 2013 – Exposição de trabalhos elaborados no 1º ano – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto
(C) 2014 – PAUSA – Edifício AXA, Aliados – Porto Exposição extracurricular de trabalhos para o concurso aberto pela empresa INTERICYCLING, Sociedade de Reciclagem S.A.
(C) 2014 – Exposição INATEL 2014, com menção Honrosa com o trabalho Dobrar de Roupa
(I) 2016 – Exposição “A Parte com o Todo” – Clínica Dr. Newton JR e Espaço Cultura AQUIMIK21
(C) 2016 – Exposição Coletiva com Ricardo Pinho intitulada “Reverter” – FAJDP Rua Mouzinho da Silveira nº 234 – Porto
(C) 2016 – Exposição final de Licenciatura – “Todos os Títulos” – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
(C) 2016 – Exposição intitulada “Projeções 2016/O Desenho da FBAUP – Lugar do Desenho”, Fundação Júlio Resende, Porto
(C) 2017 – Exposição Coletiva com Ângelo Ribeiro, Guilherme Fonseca, João Macedo e Moisés Tomé – Museu Municipal Pe. José Rafael Rodrigues, intitulada
“Da pedra, bronze e afins”
(C) 2017 – Exposição Coletica com João Batista e Eva Coteiro – Clínica Dr. Newton JR e Espaço Cultura AQUIMIK21, intitulada “Branco não é cor”
(C) 2017 – Bienal de Gaia 2017 – com a obra “Arquivo de Impressões”.
(I) 2018 – “O Corpo Arrasta-se no tecido cru” – Centro de Memória de Vila do Conde
(C) 2019 – 17º Concurso Jovem Criador Aveiro – obra “Tingimento”
E obteve:
Prémios Menção Honrosa, Fundação INATEL 2014, com trabalho Dobrar de Roupa
​Prémio INTERICYCLING 2014 com a obra Mulher Grávida

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login