Rádio Onda Viva

Emissão Online

Novas medidas de desconfinamento arrancam dia 1

A partir do dia 1 de agosto, as medidas de desconfinamento passam a ser uniformes em todo o território e deixam de ter por base uma incidência concelhia, anunciou António Costa esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros que estabeleceu três fases de reaberturas do país, face ao estado da pandemia de COVID 19. Assim, já a partir de domingo, os eventos desportivos podem ter público segundo as regras que vão ser estabelecidas pela Direção Geral de Saúde; os eventos culturais com 66% da lotação e casamentos e batizados com 50% dos espaços; os equipamentos de diversão poderão retomar a sua atividade de acordo com as regras da DGS e são também eliminadas restrições de horários nos estabelecimentos sendo que os restaurantes podem estar abertos até às 2 horas. Mesmo assim para viajar, utilizar alojamento ou entrar num restaurante ao fim de semana vai continuar a precisar de ter um teste negativo ou um certificado de vacinação.

Já numa segunda fase, prevista para início de setembro (ou 70% da população com vacinação completa), surgirá o fim do uso obrigatório de máscara na via pública; os casamentos e batizados com lotação de 75% assim como espetáculos culturais; os transportes públicos sem limites de lotação e serviços públicos sem marcação prévia.

Na terceira fase, prevista para meados de outubro (ou 85% da população vacinada), os bares e discotecas poderão reabrir, mas será exigido teste negativo ou certificado digital; os restaurantes sem limite máximo de pessoas por grupo e fim dos limites de lotação. As etapas são estas porque, explicou o primeiro-ministro, o Governo acredita que 70% da população esteja vacinada até setembro e 85% em finais de outubro. Por fim, António Costa salientou que “se tivermos a felicidade de as datas indicadas para completar cada uma destas fases da vacinação ser concluída mais cedo, as restrições poderão também ser eliminadas mais cedo”. Relembre-se, porém, que as novas medidas só serão implementadas a partir do dia 1 de agosto, ou seja no domingo, até lá, esta sexta-feira e no sábado, dia 31, as restrições continuam como aqui e com os horários apertados da última semana e meia, pelo menos.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login