Rádio Onda Viva

Emissão Online

Estratégia Local de Habitação vai avançar na Póvoa

A Câmara da Póvoa de Varzim aprovou o contrato a estabelecer com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana que permitirá executar a Estratégia Local de Habitação. Esta foi proposta pelo executivo há cerca de dois meses e foi aprovada por unanimidade na última Assembleia Municipal. O objetivo da autarquia “é garantir aos cidadãos o direito a uma habitação condigna, de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto, que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”.

Este documento, segundo o edil Aires Pereira, “é a solução adequada para resolver as situações de carência habitacional na Póvoa de Varzim e para impulsionar a independência dos jovens, para os quais serão direcionados 150 fogos” a custos controlados que estão planeados para a zona de Penalves. Este passo vai agora permitir ao Município adquirir os terrenos e adjudicar projetos com vista a implementar esta estratégia num investimento previsto que ronda os 26 milhões de euros. O processo deve prolongar-se ao longo da década e visa acautelar problemas de habitação de mais de mil habitantes do concelho.

Recorde-se que são vários os modelos de resposta previstos na Estratégia Local para Habitação – como por exemplo, construção de novos fogos de habitação social municipal, regime de arrendamento apoiado para agregados de núcleos precários e degradados, criação de unidades co-housing para situações de risco e emergência social ou programa de apoio à habitação e à reabilitação.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login