Rádio Onda Viva

Emissão Online

Assembleia Municipal aprova contas na despedida

A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim realizada na noite de quinta-feira foi a derradeira deste mandato autárquico. O presidente do órgão deliberativo, Afonso Pinhão Ferreira, agendou seis pontos para a sessão ordinária com destaque para a apreciação do Relatório de Gestão e Contas do município referente a 2020 e a apreciação de uma alteração ao Plano de Investimentos para 2021.

O presidente Aires Pereira congratulou-se pela aprovação por maioria do documento. “Terminar um percurso de mais quatro anos num clima de compreensão e partilha é algo francamente positivo e, diria até, singular. É para nós motivo de orgulho ver que, ao longo deste mandato, mais de 90% das decisões tomadas foram por unanimidade ou ampla maioria, com uma ou outra abstenção circunstancial”, frisou Aires Pereira, “no fundo, todo o nosso projeto foi sufragado e aprovado, o que só nos dá força para continuar a seguir este caminho de crescimento”. Segundo o Presidente da Câmara, “a nossa situação financeira é bastante saudável e o facto disto ser reconhecido, de forma consistente, pelos vereadores e deputados mostra que conseguimos gerir bem as contas, especialmente numa altura em que nos foi exigido tanto, fruto da situação difícil que vivemos do ponto de vista pandémico”.

Na votação abstiveram-se o Bloco de Esquerda e a CDU. O porta-voz dos bloquistas, Victor Pinto, num balanço dos últimos quatro anos, mencionou várias propostas que o partido fez, sobretudo na área social (creches e lares) e no tarifário da água, tendo lamentado nunca terem sido aprovadas pelo executivo. João Martins, deputado da CDU, que tinha votado desfavoravelmente o orçamento, deixou críticas a várias medidas, dando como exemplo o elevado preço cobrado na fatura da água, resíduos e saneamento. Cristiana Fernandes, porta-voz do PS, salientou uma questão colocada e não respondida sobre a alteração do Plano de Investimentos para 2021, nomeadamente a prioridade dada aos 500 mil euros investidos na aquisição do Parque Verde em Balasar. Pelo CDS-PP, o deputado Salazar Castelo Branco, não colocou em causa as contas municipais, mas sim algumas das opções que foram anteriormente tomadas. A deputada do PAN, Diana Vianez, não prestou declarações no final da sessão, como sucedeu em algumas assembleias anteriores.

Destaque ainda para a provável despedida de alguns elementos, como Miguel Pinto e Edgar Torrão, do PS, Artur Castelo Branco do CDS, e Victor Pinto do BE, conforme deram a entender nas derradeiras intervenções como deputados. Refira-se que também foi aprovada a adesão municipal à iniciativa “Porto Solar Metropolitano”, promovida pela Agência de Energia do Porto, que prevê a instalação de sistemas de produção de energia fotovoltaica que ajudarão a reduzir a fatura energética da Escola do Século, Antigo Quartel, Cine-Teatro Garrett, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal e Centro Coordenador de Transportes.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login