Rádio Onda Viva

Emissão Online

Enfermeiras avançam com programa local dedicado à Covid-19

‘Confinar é prevenir, vacinar é proteger’ é o nome do programa criado no âmbito curricular da Unidade de Intervenção Comunitária 1 e 2 da pós-licenciatura em Enfermagem Comunitária no ESEP. Fazem parte desta iniciativa 6 enfermeiras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Isabel Azevedo, colaboradora do projeto, explicou que numa primeira fase realizaram um ensaio clínico de dezembro a fevereiro em que mediante os valores da pandemia face à covid-19 foi convidada, juntamente com as colegas, a fazer uma colaboração com a saúde pública. Após a realização de 755 inquéritos epidemiológicos e rastreio de contactos a pessoas positivas à covid-19 perceberam que face à desvalorização dos sintomas era necessária uma intervenção na comunidade.

Após a enfermeira explicar que o programa se desenvolve em dois projetos: no covid-concelho e no covid-escola, referiu também ser importante a divulgação e a realização de parcerias. Isabel Azevedo afirmou ainda que escolheram a Escola Básica 2, 3 de Rates, na Póvoa de Varzim, e Escola Básica 2/3 Frei João, em Vila do Conde, pois acreditam que a escola é um motor de conhecimento e o início de campanha deste projeto passa muito pela forma como, por exemplo, os estudantes levam a informação para casa.

Fazem parte do projeto ‘Confinar é prevenir, vacinar é proteger’ os orientadores de estágio: a enfermeira Antónia que faz parte da Unidade Cuidados na Comunidade de Vila do Conde e o enfermeiro Daniel da UCC da Póvoa de Varzim. A enfermeira Ana Paula Cantante é a responsável da disciplina e as seis enfermeiras que fizeram o projeto avançar são: Carla Bastos, Susete Neiva, Isabel Aguiar e Marília Lima (Póvoa de Varzim) e Isabel Azevedo e Carina Ramos (Vila do Conde).

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login