Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa, V. Conde e Esposende: praias condicionadas

Já é conhecida a lista da Agência Portuguesa do Ambiente com a capacidade máxima das praias no país que, no total, chega às 847 mil 715 pessoas. O acesso está, por norma já publico, condicionado a um número máximo de frequentadores. Olhando para os dados da Póvoa de Varzim a que pode levar mais banhistas é a da Fragosa, em Aver-o-Mar (2600 pessoas), seguindo-se a e Esteiro (na mesma vila), de Redonda/Leixão e a da Salgueira (na cidade), as três com uma fasquia máxima de 1600 presenças. Com um pouco menos, 1500, surge a praia de Santo André, uma centena acima da capacidade de Quião, e  para fechar a disponibilidade na casa dos milhares está a praia de Pontes, também conhecida por Praia Brisamar, em Aver-o-Mar com mil lugares certos. O limite de 900 veraneantes existe na Codixeira (Aguçadoura), Fragosinho (Aver-o-Mar), Hotel  e Lada I, ambas na cidade, e  800 vagas são o máximo para as praias Verde, Azul, Carvalhido, Redonda e Loulé. Em Aguçadoura, mais concretamente Paimó, tem abertura para acolher 700 banhistas enquanto mais para baixo na lista surgem a praia dos beijinhos (600 no máximo), Estela e Lagoa II (500) e, finalmente, a no fundo da lista aparecem Lagoa e Lada II somente com 400 lugares.

Em relação a Vila do Conde o areal com maior capacidade é a de Mindelo (2400 lugares) , seguindo-se a de Árvore e a praia Azul, na cidade, com o máximo de 1500 banhistas, estando ainda na ordem dos milhares , Labruge (1200 autorizações), Turismo, Forno e Ladeira (1100). O semáforo vermelho será colocado sempre que se chegar às 800 presenças nas Caxinas, Olinda, Luzimar, e S. Paio, mas também houver 500 banhistas na Sra. da Guia ou 400 em Vila Chã, Congreira, Terra Nova, Pucinho, Laderça, Pinhal dos Elétricos, Barcos e na praia Mar e Sol.

Em Esposende, o grande destaque é a praia Suava Mar que pode receber três mil pessoas, ficando Apúlia logo abaixo – capacidade máxima de um milhar – e a Ramalha no terceiro luar, com um limite máximo de 1200 banhistas. Apúlia Norte com 900, Ofir com 800, Cepães com 600 e Rio de Moinhos com 100 fecham o panorama do concelho.

O cálculo da capacidade foi feito tendo em conta a atribuição a cada utente de uma área de 8,5 metros  quadrados, mas garantindo a distância e segurança imposta por lei como prevenção à propagação de COVID 19. A indicação do nível de ocupação das praias continua a ser garantida pelas bandeiras triangulares verdes, amarelas e vermelhas. Já agora fique a saber que a praia com maior capacidade do páis situa-se na Nazaré – pode receber 17 mil e 100 pessoas – e no Norte é em Matosinhos que se encontra o maior areal disponível, para 8300 banhistas.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login