Rádio Onda Viva

Emissão Online

Multidão despede-se de José Festas com homenagem dos homens do mar

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pelo funeral do mestre José Festas. À igreja Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, acorreram centenas de pessoas para se despedirem do presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. No meio da multidão estiveram familiares, amigos e presidentes das associações de pesca, que pararam a atividade para se despedirem de quem tanto fez pela comunidade piscatória. 

Entre as entidades presentes nesta altura de dor, realce para o representante da Casa Civil da Presidência da República; o Almirante Silva Ribeiro, Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas; Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas, os autarcas Elisa Ferraz e Aires Pereira, entre muitas outras personalidades.

Após a conclusão da cerimónia presidida pelo pároco Daniel de Sousa Neves, seguiu-se um momento especial no exterior. Os homens do mar decidiram homenagear José Festas com a paragem de várias embarcações perto da praia atrás da igreja. O cortejo fúnebre até ao cemitério passou pela marginal de modo a que todos pudessem participar no gesto de reconhecimento que terminou com as sirenes dos barcos a fazerem-se ouvir, assim como as palmas da população.

Manuel Marques, presidente da Associação de Armadores de Pesca do Norte, entende que a pesca perdeu uma pessoa importante e explicou que a razão da homenagem naquele local se deve ao facto de José Festas lá ter realizado vários simulacros de salvamento marítimo.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  VianaCar

RECOMENDADAS

Login