Rádio Onda Viva

Emissão Online

Já arderam 27 hectares de floresta poveira em 2021

Este ano já arderam 27 hectares de área florestal na Póvoa de Varzim. O número foi revelado na reunião da Comissão Municipal da Defesa da Floresta que decorreu por videoconferência. Os incêndios ocorridos já em 2021 mereceram especial atenção pela dimensão dos mesmos e pela área ardida, os tais 27 hectares já atingidos, sobretudo nas freguesias de Terroso, Rates e Laundos.

A sessão foi presidida pela vereadora do Ambiente, Sílvia Gomes da Costa, tendo servido para ser feita a análise da época de incêndios do ano passado e aprovar o Plano Operacional Municipal para 2021 e para a época de incêndios que se aproxima. Este documento define a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais. Entre os principais objetivos estão o desenvolvimento de um sistema de deteção e vigilância articulado e eficaz; a mobilização rápida dos meios de combate; a extinção dos incêndios na fase inicial com uma primeira intervenção em 30 minutos; a diminuição do número de reacendimentos e o evitar do risco para a população, seus bens e atividades. 

E porque toda a população é importante e determinante na defesa da floresta contra incêndios, convém relembrar a obrigatoriedade da comunicação de queimas e queimadas, sempre que sejam realizadas, por exemplo através do Gabinete Técnico Florestal (252 090 000), que prestará o apoio necessário no registo do munícipe no sistema e obtenção de licença. Recorde-se ainda que todos os proprietários florestais têm até ao próximo dia 15 de Maio, para executarem os trabalhos de limpeza, sob pena de pagamento de coima de 280 a 10 mil euros para pessoas singulares ou de 3 mil a 120 mil euros para pessoas coletivas.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login