EduK’ARTE quer diminuir abandono escolar na comunidade cigana
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 23 abril 2021 15:10
- Escrito por: João Ricardo
Já foi inaugurado o novo espaço dedicado à implementação do projeto eduK’ARTE, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Cego do Maio no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário. O objetivo deste projeto de intervenção comunitária, que começou no início do mês, mas apenas agora foi apresentado, é diminuir o abandono e o absentismo escolar dos alunos de minorias étnicas que frequentam a escola (1º ao 9º ano).
De acordo com Arlindo Ferreira, diretor do agrupamento, a ideia é abranger não só alunos de etnia cigana, mas sim todos aqueles que procuram integrar-se ou pertencem a famílias com vulnerabilidade socioeconómica. O professor admitiu que os alunos saíram bastante prejudicados com a questão da pandemia e do ensino em casa e dessa forma pretende recuperar o tempo perdido. A ideia é aproveitar o projeto para que os alunos com mais dificuldades possam ter a oportunidade de ter atividades no verão.
Henrique Ferreira é ocoordenador do projeto que abrange cerca de 50 beneficiários diretos e indiretos e descreveu-o como algo benéfico para a educação e para o sucesso dos alunos. O eduK’ARTE tem Miguel Maia, de 26 anos, como representante da etnia cigana. Ele considera a Póvoa de Varzim, cidade onde nasceu, uma terra inclusiva e que procura integrar a comunidade, tendo admitido que a pandemia veio alterar hábitos e que os alunos de etnia cigana cada vez menos frequentam as aulas.
Na inauguração esteve também presente Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, que falou sobre a importância da "igualdade de acesso a oportunidades e o combate à exclusão social", permitindo que o concelho "evolua com base no respeito pela inclusão, integração e diversidade”. A edilidade disponibiliza recursos humanos e apoio financeiro, estando disponível para alocar outro tipo de material ou apoio logístico necessário. Para além deste apoio, o eduK‘ARTE tem o Instituto Maria Paz Varzim como entidade gestora e conta com vários parceiros: União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Póvoa de Varzim; UDCA – União Desportiva e Cultura de Argivai/Campo de Jogos; Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Cego do Maio; Varazim Teatro; ACES Grande Porto IV – Delegação da Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim.
Em relação à pandemia, aproveitando a presença da imprensa, o diretor Arlindo Ferreira revelou que o regresso às aulas presenciais correu bem no Agrupamento de Escolas Cego do Maio, realçando a consciencialização existente para o distanciamento social e a higienização das mãos. O professor destacou também que o facto de os docentes já terem tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 transmite mais segurança, tendo ainda frisado que não existiu até ao momento nenhum caso positivo desde o arranque do terceiro período.
by WebFarol