Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa e V.Conde: mais 1781 desempregados desde início da pandemia

O número oficial de desempregados registou uma subida muito ligeira na Póvoa de Varzim e uma descida também pequena em Vila do Conde. De acordo com as últimas estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional, no final de março havia 2814 pessoas registadas como desempregadas no município poveiro, mais 16 que em fevereiro. Na mesma data havia 3248 desempregados registados no concelho vilacondense, menos 28 que a anterior referência.

Fazendo as contas, nestas duas localidades somavam-se 6062 pessoas desempregadas no final de março, menos 12 que no mês de fevereiro. No entanto, se compararmos ao período anterior ao início da pandemia, no final de fevereiro de 2020, em que havia 4281 cidadãos sem trabalho, nesta altura há mais 1781 desempregados nos dois municípios.

Mantém-se a tendência de haver mais mulheres do que homens desempregados em ambos os concelhos e o grupo etário 35-54 anos permanece como o mais afetado com quase metade dos desempregados, sendo que a maior parte destes cidadãos está à procura de uma nova ocupação laboral. O fim do trabalho não permanente e os despedimentos são os principais motivos para as novas inscrições no centro de emprego.

O número de inscritos nos dois concelhos tem sido bem superior ao de colocações em novos postos de trabalho: na Póvoa houve 281 inscritos em março e somente 48 colocações; em V. Conde houve 331 inscrições e foram colocadas 73 pessoas.

A contribuir para esta diminuta descida do desemprego registado na região estará o aumento do número de pessoas sem trabalho em ações de formação e em programas de emprego no IEFP, dado que estes não contam para as estatísticas do desemprego registado. 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login