Rádio Onda Viva

Emissão Online

Famalicão abriu a Via Ciclo Pedonal até à Póvoa

Agora é oficial. A Câmara de Vila Nova de Famalicão revelou esta segunda-feira que “está aberta ao público a Via Ciclo Pedonal entre Famalicão e Gondifelos através do antigo ramal ferroviário que ligava a cidade famalicense à Póvoa de Varzim e que encerrou em 1995.

Segunda a autarquia, “a assinatura do auto de receção provisório da obra, que teve um custo total de dois milhões de euros e beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 1,7 milhão de euros, coloca a infraestrutura no domínio público a partir desta segunda-feira”.

O trajeto no concelho vizinho tem cerca de 10 quilómetros e atravessa as freguesias de Famalicão, Brufe, Louro, Outiz, Cavalões e Gondifelos, seguindo depois no concelho da Póvoa de Varzim através de Balasar, Rates, Laundos, Terroso, Amorim e final junto à estação de metro, num total de 18 quilómetros do lado poveiro.

Em todo o percurso existe iluminação pública, piso em asfalto e pintado para distinguir os espaços para peões e bicicletas. Ainda falta, no entanto, a colocação de semáforos nos cruzamentos com as estradas nacionais, aguardando-se a autorização da Infraestruturas de Portugal para essa instalação.

Refira-se que do lado da Póvoa de Varzim ainda falta a colocação do piso definitivo entre Amorim e o cruzamento com a Via B.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login