Rádio Onda Viva

Emissão Online

56 aves capturadas ilegalmente recuperadas pela GNR

A GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental, identificou dois homens de 59 e 69 anos por captura e detenção ilegal de aves em Vila do Conde.

Na primeira situação, durante uma ação de patrulhamento no passado dia 23, os militares detetaram num terreno uma rede de 10 metros com esticadores que tinha como objetivo a captura de espécies autóctones protegidas no âmbito da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção. Após diligências policiais, foi identificado o responsável pela detenção de espécies protegidas para posterior comercialização, tendo sido resgatadas 32 aves (6 dom-fafe, 22 lugres, 3 pintassilgos “Carduelis carduelis” e 1 bico-de-lacre) e apreendido diverso material relacionado com o ilícito.

No segundo caso, ontem, dia 24, na sequência de uma denúncia anónima a informar que um homem estava na posse e comercializava aves protegidas, foram realizadas diligências que culminaram na identificação do suspeito, na apreensão de uma gaiola e no resgaste de 24 aves (3 dom-fafe, 4 lugres, 9 pintassilgos, 2 verdilhões, 2 pardais e 4 travessos.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde e todas as aves foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para monitorização do estado de saúde e posterior libertação no habitat natural.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login