Rádio Onda Viva

Emissão Online

Fibras de amianto retiradas da Escola EB1/ JI da Pedreira

Já começou a remoção do fibrocimento da cobertura da Escola EB1/ Jardim de Infância da Pedreira, em Argivai, para melhoria das “condições de segurança e saúde de quem frequenta o estalecimento de ensino”. O arranque da intervenção foi assinalado pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai que lembra que “a utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional e os investimentos na requalificação e modernização das escolas permitem proceder gradualmente à remoção desta matéria”.

No programa nacional que estabelece os 578 locais para intervenção fazem parte da Póvoa de Varzim, além do caso de Argivai, as escolas de Agro Velho, em Aver-o-Mar; da Granja, em Rates; do Outeiro, em Navais; de Paçô, em Terroso; dos Sininhos e da Giesteira, na cidade e, sob competência governamental, as escolas Cego do Maio e de Rates.

Em Vila do Conde foram identificados 11 situações : Escola Básica D. Pedro IV (Mindelo), EB de Benguiados, EB de Carrapata (Vilar), EB de Caxinas, EB de Igreja (Malta), EB de Igreja (Modivas), EB de Monte (Touguinhó), EB de Mosteiró, EB de Real (Vilar do Pinheiro), EB Gonçalo Mendes da Maia (Guilhabreu) e EB Maria Pais Ribeiro – A Ribeirinha (Macieira). Já agora, em Esposende, foram quatro as escolas seleccionadas: EB António Correia Oliveira, EB Apúlia, EB de Forjães e EB Facho (Apúlia).

A execução do programa em todo o país custará 60 milhões de euros, mas tem comparticipação de verbas da União Europeia.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login