Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mais 290 desempregados no último mês na P.Varzim e em V.Conde

Consequência dos tempos difíceis que vivemos, o número oficial de desempregados continua em clara subida na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde. Esse aumento está bem expresso nas últimas estatísticas disponibilizadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. No final de janeiro havia 2681 pessoas registadas como desempregadas no município poveiro, mais 183 que em dezembro. Na mesma data havia 3094 desempregados registados no concelho vilacondense, mais 107 que a anterior referência.

Segundo estes registos oficiais, nestas duas localidades somavam-se 5775 pessoas desempregadas no final de janeiro, mais 290 que no mês de dezembro. Se recuarmos ao mês anterior, novembro, então a subida é ainda mais flagrante, dado que ficaram desempregadas mais 906 pessoas no espaço temporal de apenas dois meses. Continuando as comparações, desta vez com o fim de janeiro do ano anterior, o crescimento é também evidente: há mais 1441 inscritos no Centro de Emprego, num crescimento aproximado de 33%. A dureza dos números ganha relevância se compararmos ao período anterior ao início da pandemia, no final de fevereiro, pois nesta altura há mais 1494 desempregados nos dois municípios, uma subida de aproximadamente 35%.

Permanece a tendência de haver ligeiramente mais mulheres do que homens desempregados em ambos os concelhos e o grupo etário 35-54 anos, com as pessoas em plena idade ativa, também segue, naturalmente, como o mais afetado com quase metade dos desempregados, maioritariamente em busca de uma nova atividade profissional. Como é de esperar, o fim do trabalho não permanente e os despedimentos permanecem como as grandes razões para as novas inscrições no centro de emprego, sendo que estas situações foram agravadas nos últimos tempos devido à pandemia e aos sucessivos confinamentos que estão a prejudicar gravemente a economia local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login