Rádio Onda Viva

Emissão Online

Alunos de Aver-o-Mar dinamizam rádio escolar

Num fim de semana marcado pelo Dia da Rádio e pelo Dia dos Namorados, a Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar lançou uma emissão especial na “Rádio Farol”, projeto integrado no Clube de Comunicação, numa produção dos alunos do 8ºA, que pode ser escutada em www.escolasnasondas.com.
Segundo o diretor Carlos Sá este foi “um primeiro passo numa série de iniciativas preparadas pelos alunos, neste cenário atípico em que a comunicação é mais feita através do online do que do presencial, iniciando-se, assim, um ciclo de conferências/ sessões, com programas de periodicidade variável (semanais ou mensais) sobre temáticas diferentes, estando já em preparação uma segunda emissão”.
O primeiro programa, “Dúvidas_A_Parte!”, abordou a temática “Dia dos Namorados, SIM!#Violência no Namoro, Não!”, tendo como mentoras as professoras Graça Pinheiro, diretora de turma do 8º A, e Fátima Cunha, coordenadora do Clube de Comunicação. Os estudantes começaram a trabalhar na última semana do lockdown e nem a suspensão das atividades os fez desistir, tendo desenvolvido o trabalho quando estavam confinados, utilizando ferramentas digitais e envolvendo entrevistas a professores, familiares e da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
“É muito bom saber que desde jovens se preocupam com temáticas como esta e que a escola possibilite que trabalhem este tema!”, sublinhou Alexandra Sameiro, da APAV.
“Eu gostei de realizar este trabalho. Acho que aprendemos que violência não é só física. Gostei imenso dá oportunidade de termos uma palestra com a APAV. Foi uma experiência muito importante e espero ter mais trabalhos assim”, referiu a aluna Bruna Correia, opinião partilhada pelo estudante Pedro Moreira: “Gostei muito de fazer o trabalho da violência no namoro porque fez nos aprender mais sobre esse tema e se nos acontecer sabemos a quem recorrer e o que fazer.”
Os pais também se pronunciaram sobre esta temática. "A violência no namoro, ou em qualquer tipo de relação é um tema que não deve nem pode ser tabu, deve ser discutido abertamente ente pais e filhos e entre os próprios jovens. Esta discussão deverá servir para alertar consciências e prevenir qualquer tipo de atitudes que não se coadunem com uma convivência sã e feliz para ambos os intervenientes.”, partilhou o pai do Henrique. “O mais importante é saberes que nunca, seja qual for o motivo, permitas qualquer tipo de violência. Acima de tudo nunca esquecer que o mais importante é gostarmos de nós próprios e que existem sempre pessoas que estão para ajudar e não julgar”, referiu a mãe da Ana Francisca.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login