Rádio Onda Viva

Emissão Online

ACES escolheu Aver-o-Mar por ter condições ideais

Hoje é o segundo dia da vacinação da população na Póvoa de Varzim, com mais 168 pessoas a receberem a primeira dose depois das 36 de ontem. O Centro Ocupacional de Aver-o-Mar foi o local escolhido para albergar a vacinação contra a Covid-19 nesta primeira fase por ter as condições exigidas pelo Agrupamentos de Centros de Saúde. A Diretora Executiva revela que “não foi possível criar um centro de vacinação dentro de cada unidade de saúde por não haver dimensão suficiente”. Judite Neves diz que a antiga escola do Cruzeiro foi preparada com “3 postos de vacinação que facilmente podem ser alargados a 8 se for necessário”.

A responsável admite que, além deste na Póvoa de Varzim, possa vir a ser definido um local semelhante em Vila do Conde, como previsto no plano, mas isso dependerá do número de vacinas que venham a ser disponibilizadas. Judite Neves assegura também que não registou qualquer contestação de utentes vilacondenses por terem de ir à Póvoa e defende que a opção começar o processo num só local está relacionado com questões logísticas e de segurança. 

A diretora do ACES revelou que há 13 mil utentes elegíveis nos dois concelhos, que serão convocados por SMS, telefone ou carta, tendo reiterado que ninguém ficará excluído desde que tenha mais de 80 anos ou então mais de 50 anos e algumas doenças previstas pelas autoridades de saúde. Judite Neves confirmou também que quase todos os profissionais de saúde já receberam a segunda dose e que o mesmo processo está a decorrer nos lares para utentes e funcionários, faltando apenas duas instituições que só recentemente superaram um surto.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login