Rádio Onda Viva

Emissão Online

Covid-19 afetou Santa Casa a vários níveis mas o pior já passou

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim foi uma das instituições “mais afetadas” pela Covid-19 na região. O provedor Virgílio Ferreira esteve recentemente na Onda Viva no programa Grande Entrevista e revelou alguns números sobre o surto que lá surgiu a 13 de novembro passado, já no contexto da segunda vaga, tendo apenas ficado debelado a 30 de dezembro. Nesse período “foram infetadas 80 das 120 pessoas pertencentes às estruturas residenciais” e, “apesar de todas as proteções e cuidados, face à elevada idade dos utentes, acabaram por se registar 11 óbitos”. 

 De forma a prevenir um novo surto, o responsável adiantou que os funcionários são regularmente testados para que se possa evitar a reentrada do vírus nas instalações. Entretanto, depois da vacinação ter começado 12 de janeiro, nesta terça-feira, dia 2, arrancou a toma da segunda dose. O responsável destacou mesmo “o entusiasmo mostrado pelos utentes” neste processo. No entanto, apesar da vacinação “dar alguma tranquilidade, não vai fazer baixar a guarda e irá continuar a aposta nas medidas de higienização e segurança”. 

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim já atualizou dezenas de vezes os planos de contingência e na primeira vaga a unidade de medicina física teve até de fechar e ficar em lay-off durante 2 meses. Durante a pandemia, sobretudo após o aparecimento do surto, tem sido realizado um grande esforço logístico, tanto por parte da instituição como por parte dos trabalhadores, algo que acabou também por levar a inevitáveis consequências financeiras devido à aquisição de material extra. O provedor estima que “o défice de 2020 ronde os 200 mil euros, algo que não acontecia há muitos anos”. Virgílio Ferreira considera que a recuperação “será lenta e difícil”, tendo admitido que muito provavelmente o novo ano também irá apresentar um défice financeiro relacionado com a terceira vaga que estamos a vivenciar.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login