Rádio Onda Viva

Emissão Online

Antigos combatentes de Beiriz eternizados em monumento

Neste 10 de dezembro comemora-se o Dia da Freguesia de Beiriz, o Dia de Santa Eulália. A efeméride ficou este ano marcada pela inauguração do Monumento aos Ex-Combatentes de Beiriz. O ato solene sucedeu ao final da manhã chuvosa desta quinta-feira junto ao Largo da Igreja de Beiriz e foi presidido pelo autarca Ricardo Silva. Este foi o quarto ano consecutivo que este evento foi organizado pela jumta. No ano passado o destaque foi o centenário dos tapetes de Beiriz, em 2018 reconheceu-se os Escuteiros de Beiriz e em 2017 esteve em evidência a Associação de Santa Eulália de Beiriz.

Em 2020 o evento assumiu outra dimensão com a colocação do já referido monumento de homenagem aos Combatentes do Ultramar, uma velha pretensão dos antigos militares da freguesia que foi finalmente concretizada. Trata-se de um memorial em granito, com o brasão da freguesia, sendo destacados três beirizenses que faleceram em combate em Angola e Moçambique (Acácio Dias, José Bento Fernandes e José Costa Silva).

Segundo o presidente da junta, “quase 50 anos depois é ainda mais necessário lembrar que houve uma guerra, que houve gente que lutou noutros continentes, que sofreu e que até houve gente que não voltou”. Ricardo Silva frisa que “Beiriz passa a ter um monumento aos seus e a Póvoa de Varzim e Portugal passam a ter mais um testemunho indelével de um episódio que importa não esquecer”. tendo agradecido a todos aqueles que “propuseram e insistiram na execução desta obra”.

A cerimónia decorreu de forma discreta e dentro das regras sanitárias, na presença de apenas duas dezenas de ex-combatentes, daí não ter havido o habitual convite à população. As comemorações do Dia de Beiriz culminam ao início da noite com a celebração de uma Missa Solene na Igreja Paroquial.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login