Rádio Onda Viva

Emissão Online

AEPVZ dinamizou curso de primeiros socorros

O Salão Nobre da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim foi palco de um curso de Primeiros Socorros, ministrado pela formadora Fátima Pedro, entre 16 do mês passado e ontem à noite, dia 2 de dezembro. A exemplo de outras edições do curso, a iniciativa contou com “uma turma bastante ativa e participativa, apesar do momento difícil que mundialmente estamos atravessando, com muitas restrições, até mesmo para a aprendizagem, principalmente quando se trata de um curso prático e de contato direto entre os participantes”.

O curso está de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações e tem como objetivo dar aos formandos o suporte básico para a execução dos Primeiros Socorros, ou seja, ações que podem ser utilizadas no socorro imediato de vítimas, no sentido de salvar vidas e minimizar possíveis sequelas. Entende-se por Primeiros Socorros os cuidados de saúde prestados no local da ocorrência, às vítimas de doença súbita ou acidentes. Estes cuidados podem englobar o Suporte Básico de Vida até que chegue o socorro técnico e médico especializado, evitando desta forma o agravamento do ocorrido, com atuação rápida, correta e eficiente. Como descrito por Aristóteles: “Porque qualquer dia, qualquer hora e em qualquer lugar, é provável que algo de improvável venha acontecer.” Portanto, “é preciso ter uma sociedade com indivíduos preparados para prestar ajuda imediata a uma pessoa doente ou ferida, até a chegada da ajuda profissional. Não somente no que se refere ao dano físico ou a doença, mas também ao apoio psicológico que o sinistrado pode sofrer, sendo melhor ter treinamento em Primeiros Socorros antes de precisar usar os procedimentos em quaisquer situações de emergência”.

Refira-se que este curso não substitui o acionamento de ajuda especializada, mas sim objetiva evitar ações incorretas, auxiliar a vítima e acionar o 112 (Número Europeu de Socorro). Segundo a responsável, “os formandos estudaram e praticaram neste período uma sequência de ações de sobrevivência, consideradas princípios básicos de atuação perante uma vítima: Garantir a segurança do socorrista e da vítima; Avaliar o estado de consciência da vítima; Permeabilizar a via aérea, ou seja, colocar a cabeça da vítima numa posição que melhore a capacidade respiratória; Ver, ouvir e sentir os movimentos respiratórios; Ligar para o 112; Realizar, se a vítima estiver inconsciente e sem respirar trinta compressões torácicas seguidas de duas insuflações até o socorro profissional chegar ao local (ações que fazem parte do SBV).” Todas estas etapas foram treinadas pelos formandos, exceto as insuflações em função do risco de contágio, por estarmos no meio de uma pandemia. Salienta-se ainda, que todos os cuidados em relação a assepsia para a proteção dos formandos e da formadora foram tomados, seguindo as orientações da DGS para as entidades educacionais.

Da parte da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, presidida por José Gomes Alves, fica “o prazer de presentear a comunidade com mais um grupo de pessoas aptas ao socorro básico, ágil e eficaz”. 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login