Rádio Onda Viva

Emissão Online

PCP inicia périplo associativo e revela preocupações

A Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP decidiu reunir com diversas associações do concelho de diferentes áreas de intervenção. Os comunistas pretendem conhecer melhor a atividade das coletividades, os seus anseios e problemas. Nos últimos dias os encontros foram com a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, o Cineclube Octopus e a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, mas ficou a promessa de que nas próximas semanas esse trabalho irá continuar.
No plano desportivo, o PCP salienta que “é com preocupação que tomou nota das dificuldades para a prática associativa”. Dado haver “um conjunto de condicionantes no plano nacional, impostas pelas autoridades”, os comunistas entendem que “a autarquia pode e deve ter um papel de um maior apoio à prática desportiva neste período de grande aperto financeiro para as associações, tendo em conta os gastos e limites à utilização de equipamentos, higienização e logísticos”.
No plano económico, o PCP também “vê com preocupação o facto de cerca de 30% das micro, pequenas e médias empresas estarem com dificuldades tão grandes que podem não aguentar a atividade ou, nos piores casos, poderem não voltar a abrir. Esta questão já teve reflexo no desemprego do concelho, com mais cerca de 500 desempregados, 20%, no espaço de um ano, com particular destaque para o período epidémico”. Os comunistas também prometem continuar “a bater-se por apoios às MPME bem como pela valorização dos salários, nomeadamente para que o Salário Mínimo Nacional atinja os 850 euros”.
No plano cultural, o PCP afirma que “os cineclubes deparam-se com questões que se prendem com o investimento na cultura em geral, a partir do Orçamento do Estado, particularmente no que toca ao acesso a equipamentos que são financeiramente incomportáveis para clubes de cinema. A inclusão de pessoas com deficiência é mais uma das dificuldades que necessita de resposta urgente”.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login