Rádio Onda Viva

Emissão Online

Confirmada a capacidade máxima das praias

É publicada esta quarta-feira em Diário da República a listagem oficial com a “capacidade potencial das praias” das Regiões Hidrográficas do Norte, Centro e Sul. Os nomes e números estão num despacho assinado em meados do mês passado pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, mas que só hoje fica fortalecido pela inscriçção no órgão oficial de informação estatal. No documento, Pimenta Machado justifica que “a excecionalidade da atual emergência de saúde pública e a necessidade de assegurar boas práticas na utilização das praias” obrigam à definição da ocupação “por forma a garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública”. Isto “tendo em consideração a área útil das zonas destinadas ao uso balnear, as marés, se aplicável, e uma área de segurança mínima por utente”.

No que à Póvoa de Varzim diz respeito os areais com mais capacidade de receber banhistas situam-se em Aver-o-Mar, estando Fragosa no topo (2600 pessoas), logo a seguir a praia do Esteiro (1600), Santo André (1500), Quião (1400) e Pontes (mil). Acima do milhar, há também mais para sul e já na cidade, as praias de Redonda/Leixão e da Salgueira que têm a mesma capacidade máxima: 1600. Já agora aqui fica o resto da lista: com um máximo de 900 banhistas estão as praias de Fragosinho, do Hotel e Lada I e depois aparecem cinco areais com limite a 800 pessoas: Carvalhido, Verde, Azul, Redonda e Loulé. Em Paimó/Aguçadoura a fasquia está nos 700 ocupantes, a praia dos Beijinhos surge logo a seguir com 600, Estela e Lagoa II com 500 e finalmente, para fechar a listagem, Lagoa e Lada II tem uma capacidade para 400 presenças.

Aqui pode conferir com pormenor os dados também em Vila do Conde e Esposende, mas sublinhe-se que em território vila-condense a praia com maior capacidade é a Mindelo (2400) e na cidade é a praia Azul (1500). enquanto no espaço balnear esposendense a praia Suave Mar destaca-se no topo com possibilidade de acumular três mil pessoas.  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login