Rádio Onda Viva

Emissão Online

Arraiais proibidos no São Pedro e praia interdita à noite

A Câmara da Póvoa de Varzim confirma que não será autorizado qualquer festejo de rua nas noites do fim de semana em que se assinala o São Pedro. Deste modo, não será possível realizar, na via pública, festas, reuniões de amigos, jantares-convívio e celebrações semelhantes às dos arraiais. Ou seja, não será permitida a colocação exterior de sistemas de som, mesas, cadeiras e equipamentos de exposição e confeção de alimentos, nomeadamente grelhadores, assadores e fogareiros. Foi também reiterado que não haverá colocação de tronos ou iluminação nos bairros nem permitida a venda ambulante.

Aires Pereira incentivou os poveiros a promoverem uma celebração com consciência e criatividade, através da ornamentação bairrista e decoração livre, de iniciativa particular e caráter voluntário, das fachadas das casas. Esta será uma forma, frisa o autarca, de atenuar a grande tristeza de festejar o santo popular poveiro de uma forma pouco habitual, mas que se impõe para preservar a saúde de todos. 

Com a preocupação de garantir que o concelho continua protegido, durante os dias 27, 28 e 29 de junho será amplamente reforçada a fiscalização do cumprimento das normas em todo o concelho por parte de várias forças de segurança, sobretudo a PSP, que terá um reforço nestas datas, mas que engloba a participação da GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal e Proteção Civil.

Entre as medidas aprovadas por unanimidade pelo Conselho Municipal da Segurança estão o encerramento, sem permanência de clientes no interior, de estabelecimentos de venda de bebidas para o exterior (cafés, pastelarias, padarias, lojas de conveniência, quiosques e outros estabelecimentos de atividade comercial similar) a partir das 19h de sábado e domingo. Os restaurantes e esplanadas dos estabelecimentos de restauração e de bebidas terão de fechar a partir das 23h. 

O autarca avisou também que não será permitida a realização, na via pública, de concertos, atuações de dj e espetáculos de pirotecnia ou fogo-de-artifício. A quem estiver a pensar andar na rua, é sugerido o reforço individual das medidas de contenção e higiene, designadamente através do uso preferencial de máscara na via pública, do cumprimento da etiqueta respiratória e do distanciamento físico. Os seis bairros da cidade concordaram com as medidas e irão apenas celebrar a data de forma digital nas redes sociais, assegurou Aires Pereira. 

Para os mais jovens, no sentido de evitar potenciais aglomerações e, consequentemente, um maior risco de propagação da doença, foi determinado impedir o acesso e a permanência nas praias de todo o concelho nas noites e madrugadas de sábado e domingo. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login