Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa queria época balnear até 15 de setembro

A reunião de preparação da época balnear na Póvoa de Varzim confirmou o início a 27 de junho, mas afinal o fecho será a 30 de agosto, contra a vontade de Aires Pereira e outros autarcas, que propuseram o final a 15 de setembro. Além do presidente da Câmara, participaram na sessão a vereadora do pelouro do ambiente, Sílvia Costa, e vários intervenientes ligados às praias: José Marques Coelho, Capitão do Porto; Luís Castro, Delegado de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES local; Eurico Martins, da Docapesca; Carlos Ferreira, Presidente d’Os Delfins – Associação de Nadadores-Salvadores, Presidentes de Juntas de Freguesia, e Fátima Cunha, presidente da Associação de Concessionários de Praia.

Para ser possível o cumprimento das novas regras de distanciamento, os concessionários vão poder ocupar até 2/3 da área disponível das concessões de modo a que tenham o mesmo número de barracas e, deste modo, garantir um equilíbrio económico das concessões, sendo esperado que nenhum desista de abrir este verão. Foi lembrado o conjunto de regras novas, desde sinalizações como o caso das bandeiras indicativas (verde – ocupação baixa; amarela – ocupação elevada; vermelha – ocupação plena), que caberá aos concessionários controlar e disponibilizar na aplicação da APA, a Info Praia. Outra novidade prende-se com as condições de higienização e todos os dias serão lavados passeios, bancos e demais acessos. O município está também a instalar, em todas as entradas de praia, dispensadores de gel e também haverá um reforço, junto aos lava-pés, de um dispositivo para que as pessoas possam lavar as mãos.

O presidente da Câmara avançou que haverá um reforço da segurança com as brigadas mistas que juntamente com a GNR e a PSP vão colaborar com a Capitania. Aires Pereira espera que “as pessoas sintam que na Póvoa de Varzim estão em segurança” e “que cada um de nós seja um agente de saúde pública”. O que não se vai realizar é o projeto In-Póvoa, no entanto as cadeiras anfíbias serão disponibilizadas mediante pedido dos utilizadores. A vigilância e a assistência a banhistas não sofreu alterações no dispositivo, mas haverá um reforço de meios da Autoridade Marítima no âmbito do programa Praia Segura com quatro militares em patrulha apeada na frente urbana. Também nas praias das freguesias, onde deverá haver mais movimento e procura, apesar de não serem vigiadas, Aires Pereira assegura que haverá maior atenção com meios móveis de socorro ao longo da costa. Em vigor está já o projeto Aquavida com nadadores-salvadores de serviço aos fins de semana.

Refira-se que Miguel Fernandes, vereador eleito pelo PS, subscreveu as medidas que já tinham sido anunciadas na última reunião do executivo.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login