Rádio Onda Viva

Emissão Online

Avanço do Póvoa Arena leva a tomada de posição drástica

Todos os elementos dos órgãos sociais do Clube Taurino Povoense apresentaram a demissão. A decisão é uma forma de protesto face à anunciada demolição da Praça de Touros da Póvoa de Varzim. Esta tomada de posição em bloco deixa Sérgio Brito, líder da Assembleia-Geral, como “fiel depositário da preservação do património histórico e cultural, que Poveiros fundadores deixaram como herança”. Recorde-se que o presidente Rui Porto Maia foi nos últimos tempos um dos rostos da tentativa de impedir a vontade da autarquia de terminar com as corridas de touros no concelho poveiro.

O comunicado enviado à nossa redação começa por referir que Clube Taurino Povoense foi “criado e mantido para defender o património histórico e cultural que tem o seu expoente na existência da Praça de Touros”, sendo “como organização associativa, a genuína congregação de vontades e esforços, na defesa deste símbolo patrimonial, ex-libris desta nossa cidade e concelho da Póvoa de Varzim”. A mesma nota destaca que “a resiliência que os dirigentes do Clube Taurino Povoense sempre puseram e demonstraram na defesa desse património histórico concelhio é incontestável e incontornável”.

O documento denuncia que “a badalada e propagandeada, como mistificação, requalificação da Praça de Touros da Póvoa de Varzim, é cada vez mais um percurso com um propósito pouco transparente”. Depois vem a justificação para o que foi decidido por unanimidade: “Porque não querem ser associados a tal crime, todos os dirigentes deste Clube Taurino, perante tais factos e atitudes do poder político autárquico, que ignorou até a apresentação que lhe foi feita de cerca de doze mil e trezentas assinaturas, apresentaram a quem de direito, a sua demissão, como protesto”.

O comunicado contempla ainda uma garantia: “Não! Não é virar a cara à luta. O gosto pela Festa dos Toiros, pela Tauromaquia, continua”. Para o fim ficou um agradecimento e uma promessa: “Uma palavra de agradecimento é neste desiderato devida aos Associados, simpatizantes e Amigos. Obrigado. Continuamos a contar com a resiliência e apoio com que sempre nos deste animastes. Aos Poveiros, a nossa disponibilidade para defender a Praça de Touros da nossa terra como Património Histórico e Cultural”.

Recorde-se que a Praça de Touros está, propriedade da Câmara Municipal, está atualmente num processo de transformação que vai culminar com a construção da Póvoa Arena, um pavilhão multiusos que irá abranger diversas funções na área desportiva, cultural e empresarial.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login