Rádio Onda Viva

Emissão Online

Teatro sai do palco e vai para a internet em dia muito especial

Hoje é Dia mundial do Teatro, mas não há condições para celebrar a efeméride no palco. Nem na Póvoa nem em lado nenhum, porque a propagação do novo coronavírus ditou o encerramento destes espaços de fruição cultural. Ora, na Póvoa de Varzim, a associação Varazim Teatro, que é presidida por Eduardo Faria, é a responsável pela programação anual e para fintar a crise da Covid-19 foi ao fundo do baú para apresentar, mas online, meia dúzia de peças - quer  para  adultos quer para  crianças, quando tinha programado para este dia a estreia do espetáculo “Bichos” (baseada  em contos de  de Miguel Torga, com encenação de José Caldas). 

Mas há um conjunto “de sinalizações da data”.  Então é assim: a Varazim disponibiliza seis espetáculos on line. A contagem começou às zero horas deste dia 27 de março prolongando-se  até às 23h59 do dia 29.  Ao são 72 horas teatro, divididas por meia dúzia de espetáculos , mas na internet. E recorrendo a peças que fazem parte, por assim dizer, do espólio da companhia de teatro, que passou a designar-se há uns tempos como Companhia Certa. Para isso existem duas listas de reprodução no canal do youtube Dia Mundial do Teatro e Dia Mundial do Teatro – Infância, onde estão disponíveis  as seguintes peças de teatro: “Contracurva”, “Sede”, “Fronteiras em desertos”, “Tragédia de Prósfygas” e para o público infantil – “Se os tubarões fossem homens” e “A Fada Oriana”.

Note-se que “as gravações destes espetáculos foram realizadas como registo interno, sem edição”. Ou seja,  tal como é o teatro, sem cortes ou montagem de imagens - como sucede no cinema, por exemplo. Nestas listas de reprodução,  a Varazim Teatro  divulga também  a Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2020,  escrita por Shahid NADEEM, dramaturgo do Paquistão e  diretor do Teatro Ajoka. Eduardo Faria, responsável pela Varazim Teatro, escreve em comunicado que “este  é  o Dia Mundial do Teatro possível. Sem estreias e sem encontros, mas com uma ponte entre quem o fez e quem o frui”.

Links:

Contracurva (2008), Sede (2009), Fronteiras em Desertos (2015), Tragédia de Prósfygas I. Prólogo (2016).

Para as crianças que estão em casa sem aulas há para ver na internet duas peças: Se os Tubarões Fossem Homens (de 2011) e A Fada Oriana (de 2016)

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login