Rádio Onda Viva

Emissão Online

Pode aumentar dotação do Fundo Local de Emergência Social para 2020

A última reunião do executivo da câmara municipal da Póvoa de Varzim, realizada esta sexta-feira, serviu, basicamente, para a aprovação de vários apoios de carácter social e desportivo, o que até levou o vereador do PS Miguel Fernandes a ironizar com agenda da reunião, dizendo que “o Pai Natal chegou nesta sexta-feira” - e fez a sua missão: distribuiu prendas.

Aires Pereira, o presidente da Câmara elencou os apoios: um adiantamento de cerca de 40 mil euros para o Clube Desportivo da Póvoa, por conta do subsídio do próximo ano e que representa uma fatia do montante global que em 2020 deverá totalizar 230 mil euros (tal como no ano que agora termina) ; foi aprovado um apoio de cerca de 45 mil euros para a Fábrica da Igreja de Terroso para a conclusão das obras no adro da igreja; um outro apoio foi para a Fábrica da Igreja de S. Pedro de Rates, subdividido em duas parcelas, de 38 e 19 mil euros, para a execução dos projetos do novo edifício destinado à Escola de Música e ao futuro Museu de Arte Religiosa; o executivo aprovou ainda a isenção de pagamento de taxas de licenciamento, no valor de 80 mil euros, para o novo lar da Santa Casa da Misericórdia; foi também aprovada a atribuição de um apoio de 24 mil euros a ser entregue diretamente ao corpo ativo dos bombeiros voluntários, um valor idêntico ao que os soldados da paz arrecadaram nos seus peditórios anuais, (e como é costume a autarquia poveira proceder).

O executivo camarário aprovou ainda uma alteração ao Fundo Local de Emergência Social para 2020, um mecanismo que a Câmara tem em vigor, dotado de 150 mil euros, para acudir a a algumas famílias no sentido de suprir dificuldades em matéria de pagamento de rendas de habitação, medicamentos e alguma alimentação. Ora esse valor pode vi a ser aumentado, revelou Aires Pereira. Quer isto dizer que ainda há muito por se fazer nesta área? É relativo, depreende-se das palavras do presidente da Câmara, ciente da realidade social, aqui e lá fora. Aires Pereira relevou ainda outro aspeto da reunião, por força de uma nova realidade surgida com o projeto da Casa de Apoio à Vítima da Cruz Vermelha Portuguesa, núcleo da Póvoa de Varzim. Mercê do aumento de casos de violência doméstica a nível local foram introduzidas alterações de funcionamento no regulamento plasmado num protocolo entre as duas instituições (Câmara e Cruz Vermelha).

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Pizzaria Miragem 

RECOMENDADAS

Login