Rádio Onda Viva

Emissão Online

Catalunha em força no próximo Correntes d´Escritas

A edição do Correntes d´Escritas de 2020, a decorrer em fevereiro que vem, vai contar com uma forte representação da Catalunha. Para além de escritores e obras literárias, o evento vai ter como convidados também políticos e autarcas da região. As novidades de Barcelona foram avançados pelo vice-presidente da câmara da Póvoa, Luís Diamantino, à margem da última reunião de executivo, realizada ao final desta terça-feira. “Vamos ter escritores catalães. Estive reunido em Barcelona com o Instituto Ramon Llull, equivalente ao Instituto Camões, e combinei com a sua diretora que iremos ter aqui na Póvoa alguns autores da cidade. E vamos ter ainda uma exposição que já passou em Montevideu sobre a literatura catalã”, avançou o igualmente vereador da Cultura. Luís Diamantino realçou a assinatura de um acordo de intercâmbio com a Câmara de Barcelona, para trazer cá aos autarca de Barcelona. “Estive igualmente reunido com o vice-presidente da Câmara de Barcelona e vamos ter um intercâmbio com a cidade, ou seja, os seus autarcas agora virão cá. Eles entendem que o Correntes d´Escritas é uma porta de entrada em Portugal da cultura de Barcelona e, para a Póvoa, isso é dignificante”, sublinhou Luís Diamantino, que, na qualidade de vice-presidente,  liderou os trabalhou da reunião, devido ao presidente Aires Pereira se encontrar no estrangeiro, em Bruxelas, em representação dos autarcas portugueses na Reunião Plenária do Comité das Regiões Europeu.

Quanto a decisões do executivo, foi aprovada a proposta de ratificação da abertura de concurso limitado por prévia qualificação para a adjudicação da obra da Arena da Póvoa de Varzim, determinada em Assembleia Municipal, no passado dia 28. Luís Diamantino confirmou que um número elevado de “grandes empresas portuguesas já concorreram”, o que demonstra que “há um grande interesse à volta desta obra”.

Sobre este assunto, a vereação PS, confrontada pelos jornalistas acerca do aparente desencontro de sentido de voto dos deputados socialistas na Assembleia Municipal (recorde-se que bancada PS votou contra o projeto do Póvoa Arena, à exceção do deputado Edgar Torrão, que se absteve), o vereador socialistas Miguel Fernandes diz que apenas estão a ser fiéis perante o eleitorado e "cumprindo o programa eleitoral" com que se apresentaram a sufrágio. De resto, Miguel Fernandes não esconde que ficou “surpreendido” com a posição dos deputado do PS.

Na reunião, foram igualmente aprovadas as propostas de ratificação da abertura de concursos públicos para adjudicação da Prestação de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos e Prestação de Serviços de Recolha Multimaterial em Ecopontos e Porta a Porta (residencial e não residencial). Refira-se ainda que a Taxa Municipal de Direitos de Passagem para 2020, fixada em 0,25%, assim como a fixação de taxas do IMI e percentagem de IRS pretendida a título de participação variável neste imposto, foram também aprovadas. O executivo decidiu ainda atribuir uma verba e de 4.900 euros para o evento Laúndos em Movimento e estipulou o preço do Boletim Cultural (que será lançado no próximo dia 11 de dezembro, no Salão Nobre). O custo base de cada exemplar será de 12 euros (sendo de 10 para assinante).

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login