Rádio Onda Viva

Emissão Online

Penas pesadas de prisão para pescadores traficantes de droga

Um pescador de Vila do Conde foi esta sexta-feira condenado a 10 anos de prisão por tráfico de droga. Segundo avançou o JN, o homem de 53 anos viu o Tribunal Central Criminal de Lisboa considerá-lo culpado da acusação de traficar haxixe no mar Mediterrâneo. João Caetano tinha sido detido a 17 de maio de 2017, ao largo de Marrocos, a bordo de uma embarcação na qual estavam escondidas cerca de dez toneladas de haxixe, avaliado em mais de 23 milhões de euros. Essa seria, pelo menos, a quarta viagem que fazia com o propósito de transportar droga entre Marrocos e a Líbia.

O proprietário do barco e outros dois tripulantes, todos de nacionalidade holandesa, foram punidos com penas entre os seis anos e meio e os nove anos de cadeia, por tráfico de estupefacientes agravado. Um quarto tripulante, António Carneiro, foi condenado a sete anos de prisão, por tráfico de estupefacientes simples. Apesar de este ter tido apenas um papel lateral na última viagem, a pena foi agravada por ter uma condenação anterior, na Póvoa de Varzim, por tráfico de droga.

As companheiras de João Caetano e de um dos holandeses foram absolvidas de todos os crimes, tal como outro português, que alegadamente participara numa viagem anterior. O tribunal considerou ainda que não foi possível provar que João Caetano aderiu, como constava da acusação do Ministério Público, a uma organização na qual desempenhava uma posição de relevo. O pescador foi, por isso, absolvido do crime de associação criminosa.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login