Rádio Onda Viva

Emissão Online

Misericórdia da Póvoa comemora 263 anos a preparar o futuro

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim assinalou com pompa e circunstância os 263 anos de atividade. O provedor Virgílio Ferreira foi anfitrião de uma sessão marcada pela benção e descerramento da primeira pedra do projeto que vai permitir ampliar equipamentos para fazer face ao constante envelhecimento da população, albergando mais pessoas idosas.

O arcebispo D. Jorge Ortiga marcou presença na cerimónia e ao presidente Aires Pereira foi agradecido o apoio municipal para tornar possível a obra de melhoria e alargamento dos atuais serviços e instalações de apoio aos idosos. Virgílio Ferreira lembrou e salientou duas particulares decisões da Câmara da Póvoa – a caracterização como Área de Reabilitação Urbana da zona da cidade onde a Misericórdia se inclui e a cedência de posição no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, no valor de 1 milhão e trezentos mil euros, a favor da Santa Casa. No caso concreto da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, a obra vai começar em setembro e no total serão investidos 2 milhões de euros.

Em relação ao hospital, embora na administração do Estado e integrado no Centro Hospitalar Póvoa – Vila do Conde, o edifício continua a pertencer à Misericórdia e o provedor garantiu o empenhamento no apoio à recuperação do edifício.

Além dos elogios e agradecimentos públicos a várias entidades, colaboradores e anónimos, Virgílio Ferreira destacou o papel da Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia, tendo o momento sido aproveitado para homenagear Manuel Quintas, reconhecido pelo modo voluntário e sempre disponível com que, ao longo de dezenas de anos, ajudou de forma dedicada a Misericórdia a cumprir a sua missão, concretamente nas três décadas de presidência da Assembleia Geral.

No final, 9 novos irmãos prestaram juramento do Compromisso e comprometeram-se a ajudar os mais desfavorecidos. Os mesários Óscar Ribeiro e Mário Leite foram evidenciados por tudo quanto têm feito pela nobre causa da instituição, foram ainda distinguidas duas colaboradoras por cumprirem 25 anos de serviço. O dia incluiu também a inauguração de um painel de azulejos com as 14 Obras da Misericórdia que passa a pontificar na entrada da Santa Casa da Póvoa de Varzim.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login