Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vai avançar plano de controlo de gaivotas

Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão entre as cidades costeiras que integram a Área Metropolitana do Porto que vão avançar com um plano para controlo das gaivotas. O projeto inclui medidas junto de aterros sanitários, nomeadamente com a LIPOR e a SULDOURO, bem como destruição de ninhos e ovos, anunciou o presidente Eduardo Vítor Rodrigues.

"As gaivotas já são um problema de saúde pública e este plano já tem um caráter urgente porque em causa também está a segurança pública. A proliferação das gaivotas está a atingir proporções enormes. Temos de intervir rapidamente. E neste momento admito que só as cidades de primeira linha avancem, mas mais cedo ou mais tarde as outras também vão aderir", referiu o líder da AMP, que é também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. "O plano não inclui nenhuma estratégia de envenenamento. O espaço público está salvaguardado. Esta é uma solução integrada. Não valia a pena fazer na Póvoa de Varzim e deixar Vila do Conde de fora ou envolver Gaia e não os Municípios abaixo", referiu o autarca.

Os primeiros aderentes a este plano são o Porto, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Espinho e Vila Nova de Gaia, mas Santo Tirso também já estabeleceu o compromisso de aderir. O pré-estudo sobre este tema já foi entregue à AMP e agora os municípios vão contratar o estudo final e definir a abordagem no terreno. O plano deverá ser apresentado no Conselho Metropolitano de junho. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login