Rádio Onda Viva

Emissão Online

Jovem artista das Caxinas leva movimento cardíaco aos Açores

Um jovem de 27 anos, natural das Caxinas, Renato Cruz Santos (na foto, do lado direito, com bigode, com o "partner in crime" Duarte Ferreira), está a participar nos Açores, no conceituado “Tremor”,   festival transdisciplinar vocacionado para a inclusão  com enfoque também no  contacto com a Natureza,  na ilha de São Miguel, para cuja quinta edição do certame  foi convidado. Renato é fotógrafo autodidata, com passagem pelo fotojornalismo, no Público, e que descobriu a paixão pela fotografia lá em casa, através da sua mãe. Um dia veio parar-lhe às mãos uma máquina digital e nunca mais parou.

O que está exposto na galeria Brui, lá nas ilhas,  é uma exposição e instalação sonora chamada "Sístole", explicou o artista à Rádio Onda Viva, realizada com um cúmplice a criativo chamado Duarte Ferreira, que tratou da sonoplastia. “Sístole” é nome dado ao movimento do coração a disseminar o sangue pelo corpo. “É igualmente uma imersão em imagens gigantes, fortes e empactantes, e uma imersão numa outra realidade, muito profunda e telúrica”, justificou o autor.

O festival Tremor  vem que promovendo a inclusão social e a ecologia. “The future is female” (“o futuro é feminino”, em tradução livre do inglês) é o título escolhido este ano para um lema que já é seguido há quatro anos - e que se materializa em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Pizzaria Miragem

RECOMENDADAS

Login