Jovem artista das Caxinas leva movimento cardíaco aos Açores
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 12 abril 2019 18:28
- Escrito por: Vítor Agra
Um jovem de 27 anos, natural das Caxinas, Renato Cruz Santos (na foto, do lado direito, com bigode, com o "partner in crime" Duarte Ferreira), está a participar nos Açores, no conceituado “Tremor”, festival transdisciplinar vocacionado para a inclusão com enfoque também no contacto com a Natureza, na ilha de São Miguel, para cuja quinta edição do certame foi convidado. Renato é fotógrafo autodidata, com passagem pelo fotojornalismo, no Público, e que descobriu a paixão pela fotografia lá em casa, através da sua mãe. Um dia veio parar-lhe às mãos uma máquina digital e nunca mais parou.
O que está exposto na galeria Brui, lá nas ilhas, é uma exposição e instalação sonora chamada "Sístole", explicou o artista à Rádio Onda Viva, realizada com um cúmplice a criativo chamado Duarte Ferreira, que tratou da sonoplastia. “Sístole” é nome dado ao movimento do coração a disseminar o sangue pelo corpo. “É igualmente uma imersão em imagens gigantes, fortes e empactantes, e uma imersão numa outra realidade, muito profunda e telúrica”, justificou o autor.
O festival Tremor vem que promovendo a inclusão social e a ecologia. “The future is female” (“o futuro é feminino”, em tradução livre do inglês) é o título escolhido este ano para um lema que já é seguido há quatro anos - e que se materializa em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol