Rádio Onda Viva

Emissão Online

Pescadores locais vão ter 114 armazéns para guardar apetrechos da pesca

Esta sexta-feira ficou marcada pela vinda de António Costa ao lugar de Poça da Barca, na fronteira entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim. O primeiro-ministro veio com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino para conhecer in loco o projeto de construção de armazéns de aprestos de pesca e requalificação da zona do porto da Póvoa de Varzim/Vila do Conde. A obra está já está em fase de terraplanagens. Tem o prazo de execução de um ano. Vai custar 7,6 milhões de euros, sendo 6,5 milhões comparticipados por fundos do programa operacional Mar 2020. A Câmara de Vila do Conde entra com 883 mil euros e o Governo, através do orçamento de Estado, completa os custos da obra. O terreno tem uma área de construção de 19 mil metros quadrados e foi concessionado por um período de 75 anos à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar que fica responsável pela sua gestão durante esse tempo todo. Em resumo, vão ser construído 114 armazéns, nos terrenos do molhe sul do porto de pesca (na foto), confrontando com a Avenida Infante D.Henrique, em terrenos que pertencem a Poça da Braça - na fronteira entre os dois concelhos.   

O projecto da obra é da autoria do arquitecto Caldeira Figueiredo, de quem António Costa ouviu em pormenor as explicações do projeto e na hora de discursar, o chefe de Governo sublinhou a importância desta obra para a comunidade piscatória do cordão Póvoa - Vila do Conde face ás condições existentes até ao momento. A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino referiu-se às várias vertentes da chamada economia do mar. Há novas apostas, modernas, sim senhor, mas convém não esquecer a velhinha pesca, que representa um terço da economia do mar, uma fatia importante para a economia nacional. Quanto a José Festas, presidente da Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Mar, destacou a união de esforços que permitiu levar a bom porto um projecto há muito desejado. Os promotores deste projeto acreditam que, quando concluído, daqui por um ano, se tudo correr bem, em muito melhorará as condições do setor das pescas, fundamental na atividade económica das duas cidades vizinhas, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Em próximos serviços informativos na Rádio Onda Viva iremos desenvolver este assunto, ouvindo, designadamente, os autarcas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login