Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vai começar a construção do Santuário em Balasar

Em Balasar já foi lançada e benzida a primeira pedra do Santuário Eucarístico que vai ser erigido em honra da Beata Alexandrina. A cerimónia decorreu nos terrenos do atual campo de futebol e foi presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, na presença do pároco local, Manuel Casado Neiva, entre outras autoridades, como Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, além de dezenas de populares. Eis um pequeno filme sonoro dos acontecimentos.

A primeira fase da obra, promovida pela Arquidiocese de Braga e Fundação Alexandrina de Balasar, arranca na segunda quinzena deste mês e contempla a terraplanagem, demolições e preparação do terreno. A empreitada vai demorar vários anos a estar definitivamente concluída e, atendendo à dimensão do que está projetado, tudo terá de ser feito em várias fases. Seguem-se as consultas para a realização dos trabalhos de estruturas de betão armado, de estruturas da cobertura em madeira, de revestimentos e de arranjos exteriores. Da parte da autarquia, o compromisso é promover e suportar tudo o que esteja relacionado com arranjos da envolvente, sendo o grande desafio convencer as autoridades da importância das acessibilidades, nomeadamente a criação de um nó na A7. 

Este foi o momento alto da passagem do 63º aniversário da morte de Alexandrina Maria da Costa, que incluiu diversos atos religiosos nos passados dias 12 e 13 durante a Festa Litúrgica em honra da Beata. Mais uma vez, centenas de peregrinos e devotos rumaram a Balasar e muitos expressaram o desejo de ter o santuário concluído o mais rapidamente possível. Este ano de 2018 está a ser marcante para a Causa da Beata dado que, recorde-se em julho tinha sido iniciada a publicação das Obras de Alexandrina, com a Autobiografia.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

Pizzaria Miragem

RECOMENDADAS

Login