Propostas e moções sobre saúde e animais com votações divergentes
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 02 outubro 2018 17:22
- Escrito por: João Ricardo
O Partido Socialista da Póvoa de Varzim defende a criação de uma praia amiga de animais de companhia e o reforço das medidas de recolha no município. A ideia do PS foi defendida por Ana Trocado Ferreira na última sessão da assembleia municipal. O curioso é que a proposta não foi votada porque, dado o adiantado da hora da sessão, a maioria PSD bloqueou o debate do tema, o que suscitou o protesto de diversos outros partidos da oposição, designadamente o PAN e Bloco de Esquerda, que consideraram pouco democrática a decisão de nem sequer permitir a discussão do assunto. Também ficou por ser conhecida a resposta à denuncia da mesma deputada socialista. Ana Trocado Ferreira disse que, ao contrário do que tem sido propalado pela autarquia, a realidade na Póvoa não é perfeita no que diz respeito à recolha de animais errantes. O PS defende o reforço do protocolo com “A Cerca” e o alargamento das funções da ambulância animal.
Outra proposta socialista foi apresentada por Cristiana Fernandes, mas sobre um eventual apoio financeiro a municípes na compra de vacinas para crianças em doenças muito complicadas, mas que não têm apoio estatal por não estarem no plano nacional. A proposta do PS poveiro mereceu o voto desfavorável da maioria PSD. Joaquim Vianez, da bancada social democrata, explicou que é uma medida que devia merecer o apoio do Governo a nível nacional, mas não faz sentido ser tratada a nível local. A moção teve os votos contra do PSD, favoráveis de PS e PAN e a abstenção de CDU e CDS.
Mas também houve o inverso: um documento do PSD que também não mereceu a simpatia de todos os socialistas. O assunto era mais delicado para o Governo: a anulação da transferência para o Porto do Infarmed. O deputado social-democrata André Tavares Moreira defendeu um voto de repúdio. A moção teve os votos contra da CDU, Bloco de Esquerda e de parte da bancada do PS, enquanto outros elementos socialistas preferiram a abstenção, tal como fez o representante do PAN.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol