Rádio Onda Viva

Emissão Online

Escola Rocha Peixoto não abriu por falta de funcionários

O que se temia aconteceu. Por falta de funcionários, a Escola Rocha Peixoto não recomeçou nesta segunda-feira o ano letivo. No ativo estão apenas 22 assistentes operacionais, mas os serviços mínimos deveriam ser assegurados por 49. A associação de Pais apoia a decisão da direção da Secundária de não abrir as portas porque não existem auxiliares de ação educativa em número suficiente para garantirem o bom funcionamento do espaço escolar, refere Fátima Pinheiro. A presidente da entidade que representa os pais diz que os encarregados de educação só podiam tomar a decisão de apoiar a não abertura. 

Com o número de funcionários atual, iriam padecer, por exemplo, os alunos com Necessidades Educativas Especiais e também não há condições para ter a funcionar as duas entradas na escola nem de manter normal o nível de  higienização. Os alunos têm direitos, salienta ainda Magda Costa, dos órgãos sociais da associação de pais, que batem o pé ao estado atual das coisas e alertam a comunidade para o problema que está a afetar mais de um milhar de famílias, até porque os encarregados de educação foram fazendo contas à vida a pensar que as aulas iam ser retomadas esta segunda-feira.

O pior é que a abertura de concursos para novos elementos costuma durar 30 dias. A associação de pais está a acompanhar a situação de forma próxima e divulgará mais novidades, também aqui pela Onda Viva, logo que surjam mais dados. Uma coisa é certa, o calendário escolar imposto pelo Governo ordena a que o ano letivo seja retomado no máximo até ao dia 19.    

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

 

 VianaCar

RECOMENDADAS

Login