Rádio Onda Viva

Emissão Online

Líder da Agros mostrou incómodos a ministro no arranque de Feira Agrícola

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, inaugurou a Agrosemana, que está a decorrer em Argivai, na Póvoa de Varzim, mas teve que ouvir o presidente da Agros dizer que o Governo pode fazer mais e melhor para resolver vários problemas do setor agrícola e especialmente da fileira do leite.

Fernando Capela aproveitou o discurso oficial para descrever situações que incomodam os produtores como a falta de mecanismos para travar o aumento da matéria-prima, o valor insuficiente no Plano de Desenvolvimento Rural – PDR -, as elevadas taxas da sanidade animal e até os ataques políticos ao leite escolar. Mas o dirigente foi principalmente incisivo quando abordou a relação entre a distribuição, que tem o mar do rendimento, e a produção, que é como o mexilhão da fileira.

Capoulas Santos procurou rebater os pontos levantados pelo presidente da Agros. O ministro alegou que o Governo já carregou financeiramente o PDR, que o leite escolar vai continuar e ainda com maiores ajudas comunitárias, que Portugal vai lutar pelos tais mecanismos europeus que existiam com as quotas para evitar excesso de oferta. E sobre a relação com a distribuição, os produtores têm razão, diz o ministro. Desta vez não houve manifestação de produtores à porta até porque Capoulas Santos reuniu-se com organizações antes do abrir de portas oficial de um certame que fez questão de elogiar.

A sexta edição da Feira Agrícola do Norte tem entrada gratuita e decorre no Espaço Agros, dispondo de mostras de animais, maquinaria, praça de alimentação e locais para lazer e brincadeira dos mais novos. Na noite de hoje vai estar no palco o cantor Zé Amaro.

 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Novatronica

RECOMENDADAS

Login