Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aires Pereira anuncia obras nas ciclovias prontas em 2019

A bicicleta vai ganhar cada vez maior protagonismo na Póvoa de Varzim. A Câmara Municipal acaba de lançar dois concursos públicos nesse sentido. O de maior envergadura está relacionado com a requalificação da antiga linha de comboio que liga o concelho a Famalicão e que, com a parceria entre os dois municípios, será transformada numa ciclovia com iluminação e pavimentação comuns e com as antigas estações totalmente recuperadas. Nos últimos anos, as duas autarquias já tinham feito algumas intervenções, de modo a colocar a via à disposição dos ciclistas, com a desflorestação do caminho, repavimentação do piso e colocação de alguma iluminação, mas agora irão avançar para uma empreitada mais completa.

A renovada ecopista vai atravessar as freguesias de Amorim, Terroso, Laundos, Rates e Balasar e desenvolve-se, em praticamente toda a extensão (cerca de 28 quilómetros no total), paralela às principais vias de comunicação entre Famalicão e a Póvoa. O investimento poveiro ronda os 2,5 milhões de euros e até ao final do próximo ano a obra ficará concluída, segundo a previsão do presidente Aires Pereira, que destaca os benefícios para as freguesias do interior do concelho.

Outra obra, esta mais simples, também vai avançar. Passa pela criação de uma ciclovia que ligará a Central de Camionagem à praia com passagens pelas escolas Flávio Gonçalves e Rocha Peixoto, descendo pela Avenida Santos Graça).

Estes são dois projetos a desenvolver no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). Esta aposta nas ciclovia tem em vista a redução do tráfego automóvel, aumentar a segurança na circulação considerada suava (ciclável e pedonal), promover a circulação de bicicleta ligando as freguesias aos equipamentos, comércio e serviços existentes no centro da cidade, reduzindo os impactos ambientais.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login