Rádio Onda Viva

Emissão Online

Poveiros convidados a lavar o carro no MAPADI

Está inaugurado nas instalações do Movimento de Apoio de Pais ao Diminuído Inteletual um Centro de Lavagem Automóvel que vai permitir dar formação a utentes e ao mesmo tempo proporcionar o serviço aos poveiros. A limpeza de carros era uma tarefa que já existia, mas agora os espaços são mais completos e modernos. A cerimónia de abertura ocorreu ontem, domingo, contando com a presença de Aparício Quintas, sócio honorário e um dos fundadores da instituição poveira que viveu assim mais um dia marcante em mais de 41 anos a cuidar de cidadãos com deficiência.

O atual presidente da direção, António Ramalho, disse aos presentes que só foi possível construir o Centro porque a Câmara financiou em 80 por cento a construção, tendo o MAPADI pago em espécie, ou seja, com uma área a norte para que o município pudesse fazer os arruamentos de alivio do trânsito na zona das escolas. O presidente da Câmara justificou que, na administração pública, muito por culpa da burocracia e do cumprimento de prazos obrigatórios, os projetos demoram bastante tempo a serem desenvolvidos e, por isso, o Centro só agora foi inaugurado, três anos após a intenção do MAPADI e do município em avançarem com uma fonte de trabalho sustentável. Seja como for a estrutura está feita e Aires Pereira faz agora um apelo às empresas e à chamada sociedade civil para ajudarem. Ao participar na criação do centro de formação o município quis também transmitir uma ideia de que a instituição tem jovens que podem integrar as empresas poveiras.

A Câmara Municipal vai continuar a apoiar a evolução do MAPADI, tendo reservado meio milhão de euros do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para a construção, ainda na área da sede, de mais valências de apoio ao chamado CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) Solidário. A obtenção de algum rendimento por parte dos utentes é algo sempre equacionado pelo MAPADI até no caso do Centro de Formação de Lavagem de Automóveis. Este tem duas equipas de jovens a trabalhar, mas é também o laboratório para outros utentes. O Centro terá duas vertentes: os carros podem ser lavados pelos utentes ou pelos próprios condutores através dos equipamentos existentes.

Como era de esperar os sócios do MAPADI têm benefícios e a instituição está ainda disponível para fazer preços mais reduzidos para empresas com quem possa estabelecer protocolos de fornecimento de lavagem de veículos. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login