Pescadores cancelam manifestação e vão ouvir governante
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 12 janeiro 2017 19:34
- Escrito por: João Ricardo
Está desmarcada a manifestação de pescadores que chegou a estar agendada para amanhã, no porto da Póvoa de Varzim. O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, vai receber, na próxima terça-feira, os representantes dos pescadores para discutir a chamada “carta por pontos”. Só depois dessa reunião haverá uma outra para juntar todos os homens do mar.
Será no sábado, dia 21, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, em Vila do Conde. Só nessa altura, depois de analisadas as conclusões da reunião com José Apolinário, os pescadores irão decidir se partirão para novas medidas de luta por causa da chamada “carta por pontos”.
Recorde-se que, conforme a Onda Viva já lhe contou, o decreto-lei da “carta por pontos” foi publicado, anteontem, em Diário da República. Ontem, os pescadores decidiram convocar uma manifestação, mas o secretário de Estado das Pescas chamou a Lisboa os representantes dos pescadores. Irão Carlos Cruz, da Apropesca - Organização de Produtores de Pesca Artesanal e José Festas, o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. Por isso mesmo, os homens do mar resolveram ouvir primeiro José Apolinário e só depois decidir o que fazer.
A carta por pontos para a pesca, recorde-se, é uma exigência da Comunidade Europeia. Agora, Bruxelas lançou o ultimato: ou Portugal aplica, ou corre o risco de perder os fundos do “Mar 2020”. O decreto-lei já entrou em vigor, embora, na prática, a aplicação de pontos só vá ocorrer a partir de Março.
by WebFarol