BE contesta linha de alta tensão no norte
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 05 janeiro 2017 15:28
- Escrito por: João Ricardo
O Bloco de Esquerda quer ouvir no Parlamento, “com urgência”, o diretor-geral de Energia e Geologia. Os bloquistas garantem que há atualmente em curso “alguns procedimentos necessários” para a instalação de linha elétrica de muita alta tensão na região norte, linha essa que atravessará os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, mas também de Famalicão, Barcelos e Ponte de Lima.
Num comunicado enviado hoje, o BE lembra que, em Outubro, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução para alteração da lei no sentido de proteger as populações dos efeitos nocivos da proximidade de linhas de muito alta tensão.
Essa lei ainda não foi alterada e, agora, o BE teme que o avanço da linha que atravessará o norte seja feito, sem ter em conta a necessidade, já admitida pela Assembleia da República, de proteger quem ali mora.
Os bloquistas pedem, assim, que “se suspendam os projetos de alta e muita alta tensão que estiverem em curso” e que se espere pela nova regulamentação, que irá fixar os critérios para a instalação daquelas linhas, nomeadamente os níveis da exposição humana máxima admitida.
A nova linha elétrica, recorde-se, esteve em discussão pública até 16 de Setembro. Terá 400 kw e tem sido muito contestada em Barcelos, que teme as consequências para a saúde pública das suas populações.
by WebFarol